Estudantes e trabalhadores realizaram na tarde de ontem (16) um protesto no terminal urbano de Paranaguá reivindicando que a passagem do transporte público baixasse e também que a empresa responsável pelo transporte melhorasse as condições do transporte.
Após o aumento da tarifa do transporte público que foi de 2,10 para 2,50 , estudantes e trabalhadores que estavam insatisfeitos com o aumento e com a qualidade do transporte de Paranaguá criaram no Orkut uma comunidade intitulada “R$ 2,50 pra quê?” para debaterem possíveis formas de mudar essa realidade. Essa comunidade foi bem recebida pela população e em menos de 1 semana ela já contava com mais de 1000 membros dispostos a ajudar. As ações logo saíram da comunidade e na no final da tarde do dia 16 de Fevereiro os membros foram ao terminal urbano da cidade, levando faixas, narizes de palhaço e apitos para protestar.
![]() |
Confiram mais fotos em www.flickr.com/photos/blogseliga/ |
O protestantes iniciaram o ato às 17 horas e fecharam o terminal para que nenhum ônibus saísse dali, meia hora após o inicio, um temporal de grande proporção alagou todo o centro deixou protestantes, carros e o próprio terminal debaixo d’água. A água chegou a 20 centímetros de altura e fez muitos carros atolarem nas redondezas. As pessoas que estavam no terminal ficaram sem ter para onde ir afinal não havia ônibus para irem as suas casas e nem lugar no terminal que não estivesse alagado. “Esse problema precisa ser resolvido com um urgência a população esta cansada dessa humilhação” Diz Maria Helena de 57 anos.
Os protestantes encerraram o ato as 18:30 com a sensação de missão cumprida, afinal o que eles queriam era mostrar a população que tipo de transporte eles estavam pagando tão caro para usar, e os parnanguaras que ali estavam viram a situação em que o terminal se encontrava, completamente debaixo d’água e sem ônibus. ”Uma das tarifas mais caras do Paraná, péssima qualidade de transporte, trajetos curtos e tarifas altas. O movimento está aqui para mudar essa realidade” conclui Adriano professor da Rede Estadual de Ensino.
Após o protesto, organizadores informaram que hoje (17) todos deveriam ir à câmara de vereadores, na sessão publica, pedir para os vereadores que aprovassem o projeto que baixa a tarifa e que vai cobrar da viação rocio melhoras na qualidade de transporte de Paranaguá.
é isso ae, agora é esperar para ver, 2,50 não da po, pelo que fiquei sabendo é a passagem mais cara do Paraná e a segunda do BRASIL, perdendo só pra SP, nem curitiba é tão caro assim, isso é realmente um ROUBO
ResponderExcluir