O congresso do Centro Estudantil Fernando Amaro (CEFA) realizou-se na Escola Municipal Sully da Silva Vilarinho das 8h às 18h do dia 27 de Novembro. Alunos de toda a rede estadual de ensino de Paranaguá participaram representando seus colégios, participando de palestras sobre diversos assuntos, opinando, propondo novas mudanças e votando para eleger a diretoria executiva da gestão 2010/1013 da entidade.
O presidente do CEFA, Getulio Rauen, disse esperar da chapa vencedora que continuasse o trabalho bem feito pela gestão na qual ele presidiu. Disse também que a chapa que vai entrar agora vai ter muito mais facilidade porque eles chegaram sem nenhuma ajuda e sem nada pronto e tiveram que reerguer o CEFA.
Depois do almoço as chapas foram escritas e toda a campanha começou. Duas chapas já se mostravam prontas e seriam as chapas que iriam disputar com unhas e dentes o cargo, mas nos últimos cinco minutos, estudantes que estavam pasmos com a ‘briga’ entre as duas chapas formaram uma chapa que passou a receber o apoio dos estudantes que não tinham decidido em quem votar.
A chapa um, presidida pela aluna do Colégio Estadual Jose Bonifacil, Kellyn Correa, começou a explanar suas propostas e se apresentou bem diante as perguntas. A segunda chapa, que foi formada naquela hora, presidida pela aluna Camila, do Colégio Estadual Porto Seguro, apresentou poucas propostas e recebeu muitas perguntas relacionadas a sua experiência, já que ela era possivelmente a que menos tinha se preparado para a eleição. Ao fim do discurso da chapa dois, ocorreu o segundo e talvez mais importante momento da eleição, onde a Kellyn, presidente da chapa um, retirou sua candidatura e declarou apoio total a chapa dois, atitude que não era esperada pelos alunos e que deixou todos de boca aberta, inclusive o presidente da chapa três, Welliton Gerolane, que começou seu discurso falando que a atitude da chapa um foi atitude de covarde, o que ocasionou muita discussão e bate boca.
Após o discurso da ultima chapa os alunos deram uma pausa até o inicio da eleição. Nesse período, o presidente da terceira chapa se trancou no banheiro com seus companheiros e, indignado, começou a chorar e berrar frases como: “esse é o maior golpe que o movimento estudantil do Brasil já viu”, o que comoveu boa parte dos presentes.
Pessoal reunido para a votação
Pouco antes das 19h, a eleição, feita através de voto secreto, começou. Todos os delegados que representavam os alunos de seus colégios votaram e logo após o presidente do CEFA anunciou que a chapa dois havia vencido a eleição, causando muita comemoração das chapas um e dois e tristeza da chapa três.
Entrevistada depois da eleição, a aluna Dandara Marques, do Colégio Alberto Gomes Veiga, diz: “Estarei sendo injusta se disser que ela vai fazer um bom trabalho porque não a conheço, eu votei na chapa que eu confiava e ainda confio que seja a melhor para nos representar. Mas que ela trabalhe bem, porque se isso não acontecer o bicho vai pegar”. O vice presidente do CEFA se mostrou muito feliz com o resultado.
Por Higor Juan Bernardino e Rhuani Vellozo.
bruuu *-*
ResponderExcluir