O número alarmante faz parte de um levantamento inédito realizado pelo Ministério da Saúde, com base nas notificações computadas pelo sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (Viva), que agrupa dados repassados mensalmente por unidades de saúde pública e privada. Em 2011, foram contabilizados 14.625 registros de violência contra crianças de zero a nove anos. Desse total, 5.118 ou 35% dos casos estão relacionados à violência sexual.
![]() |
| Foto retirada do Google Imagens |
O que impressiona muito a equipe desse blog é que vamos preferir não colocar as entrevistas feitas com a população jovem na cidade de Paranaguá. Essa atitude se dá porque a maioria das entrevistas feitas tinham como resposta "Isso não tem mais solução" e "mas as vezes a família precisa fazer isso para não passar fome". O que fez esse texto tomar um rumo menos informativo e mais conscientizador.
É difícil, no entanto, acreditar que uma parcela dos jovens parnanguaras acredite que a exploração sexual de crianças e adolescentes seja algo normal e pouco alarmante. Precisamos que a juventude perceba que não somos apenas o futuro e que o discurso "Eu não faria isso" não resolve os problemas, temos que pensar que somos também o hoje. Mais do que nunca os jovens do Brasil são as pessoas fundamentais das mudanças nos país. Não podemos nos isolar dos problemas, pelo contrário, precisamos lutar contra eles.
Não é difícil pessoal, é de pequenas ações que fazemos as grandes mudanças. Nós precisamos primeiramente passar essa ideia para outros, explicar a eles que somos responsáveis pelos problemas enfrentados pela sociedade e que nos omitir a enfrentá-los é ser cumplice do crime.
Você não deve intervir diretamente quando identificar uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.
O procedimento correto é fazer uma denúncia pelo Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, disponível em todo o País, ou buscar o Conselho Tutelar ou um Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Criança e do Adolescente em sua cidade.
A denúncia é um importante instrumento de intervenção da sociedade no sentido de coibir a prática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. O Disque 100 funciona diariamente, das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço – adultos, crianças, jovens e adolescentes – e é garantido o anonimato.
Por: Bruna Slongo
Correspondente #SeLiga em Paranaguá

Nenhum comentário:
Postar um comentário