20 de dezembro de 2010

Seminário final do projeto Navegando nos Direitos reuniu jovens de toda a cidade


Jovens de todas as escolas se reuniram no dia 15 de Dezembro no Sesc Paranaguá para o Seminário Final das Ações do Projeto Navegando nos Direitos, onde também lançaram o Jornal “O papo é Nosso” e o vídeo “Estradeiros”.
O projeto Navegando nos Direitos, realizado em Paranaguá pela ONG Ciranda de Curitiba desde 2006, completou ontem mais uma etapa. Como acontece todos os anos, ao final de cada etapa, um Seminário com atores sociais, autoridades e alunos de todos os colégios estaduais da cidade é realizado para mostrar a todos o que foi feito, quais os resultados que o projeto alcançou na cidade e também para definir o que deve ser feito no próximo ano.
Pela manhã foram debatidos vários assuntos importantes, como o fortalecimento da rede que protege crianças, adolescentes e jovens e também foi lançado o Jornal “O Papo é Nosso”, feito pelos alunos do Projeto durante o ano. “A participação do jovem é importante, porque assim ele conhece os problemas da cidade mais de perto e se encoraja a enfrentá-los”, diz Janaina Rodrigues, aluna do projeto. O jornal foi elogiado por jornalistas da Gazeta do Povo e por atores sociais de outros estados, que ficaram contentes ao ver que jovens estão trabalhando para passar informações relevantes, fazendo com que a “corrente do bem” cresça.  
Pela tarde o lançamento do vídeo ”Estradeiros”, deixou todos emocionados com imagens de ações feitas desde o inicio do ano. O vídeo também mostrou boa parte da maior ação feita pelos jovens durante a Expossafra em Paranaguá. Depois, grupos se formaram para debater o que será feito em 2011 - já que, segundo os participantes, a luta nunca pode parar. “O jovem precisa estar cada vez mais inserido nos espaços que pertencem a ele. O projeto Navegando nos Direitos dá poder a ele, oferece espaços e o estimula a fazer parte das ações sociais”, afirma Ana Paula Braga Salamon, jornalista e comunicadora da ONG Ciranda.
Higor Juan Bernardino

Nenhum comentário:

Postar um comentário